Yoga, Tantra e Samkhya

Yoga, Tantra e Samkhya! Qual a relação entre estas três escolas filosóficas?

Vamos conhecer o início desta história? Era uma vez a civilização védica…

A civilização védica surgiu no subcontinente indiano nos arredores do vale do rio Indu, nos II e I milénios a.C. . A base da cultura desta civilização são os princípios que hoje podemos encontrar nos textos védicos, denominados Vedas. Os Vedas são quatro: Rigveda, Yajurveda, Samaveda e Atarvaveda. Neles podemos encontrar hinos, mantras, fórmulas, rituais, etc.. Todo este conhecimento era transmitido oralmente.

Mais tarde, mais ou menos no século IV a.C. , esta cultura começa a transformar-se nas formas clássicas do hinduísmo (termo criado pelos ocidentais para classificar a variedade de práticas e escolas de pensamento que existiam naquela região e que tinham como base os Vedas).

O hinduísmo tem duas fases: Shruti, a mais antiga, e Smriti, posterior.

Shruti significa “aquilo que é ouvido”. Aqui temos os Vedas, que se dividiram em Mantras, Aranyakas, Bhahmanas e Upanishads. As Upanishads são a parte mais famosa do Shruti e consistem nos comentários finais aos quatro Vedas.

Smriti significa memória. São os registos posteriores ao Shruti. É a parte mais popular, folclórica e interpretativa dos Vedas e divide-se em cinco (a primeira divisão leva o mesmo nome). Temos:

Smriti: aqui encontramos os códigos, leis e normas que regem a sociedade hindu.

Ithiasas: são os épicos Ramayana e o Mahabharata. Neste último encontramos o Bhagavad Gita. Os Ithiasas fazem a interpretação dos Vedas de uma forma mais popular.

Puránas: são crónicas, lendas e parábolas que trazem lições de bondade e justiça.

Ágamas: São tradições de carácter puramente devocional. Aqui encontramos o Shivaísmo, o Vishnuísmo e o Shaktismo.

Dharshanas: são as seis escolas filosóficas ortodoxas do hinduísmo. Os seis dharshanas são: Purva Mimansa, Nyaya, Vaisheshika, Yoga, Samkhya e Vedanta.

A palavra darshana significa “ver”, “visão”, “refletir”. Os darshanas são diferentes pontos de vista sobre uma mesma realidade.

O Yoga e o Samkhya são as duas tradições mais antigas. O Yoga é totalmente prático, não tem teoria, e baseia-se na transmissão oral. O Samkhya é pura especulação.

O Yoga é um conjunto de práticas que trabalha a concentração, que serve de base à meditação. A palavra Yoga tem inúmeras traduções tais como: união, jugo, método, veículo, transmissão, empreendimento, etc.. No sentido mais amplo, o Yoga visa a integração do ser humano consigo mesmo, com os outros seres, com a natureza.

O Samkhya, fundado por Kapila por volta do século VI a.C., é um sistema filosófico estritamente especulativo. A palavra Samkhya quer dizer “número”, ” enumeração” ou “classificação perfeita”. O Samkhya é dualista e baseia-se na distinção entre entre Purusha (consciência) e Prakriti (matéria). Para o Samkhya, o desenvolvimento do universo uniu estes dois polos (Purusha e Prakriti), que no ser humano são responsáveis pela ignorância e pelo sofrimento. A libertação humana consiste em separar novamente a consciência da matéria.

O Tantra não faz parte das 6 escolas heterodoxas. É uma filosofia hindu, mas ao contrário da maior parte das tradições, vê o corpo não como um obstáculo para a evolução mas como um meio para o conhecimento.

A palavra Tantra tem vários significados: teia, tecer, técnica, ciência, metodologia, etc.. Um dos significados mais importantes é tecer, entrelaçar. O Tantra pega em várias formas de conhecimento e entrelaça-as de modo a tecer a vida do praticante. Tantra também significa método, técnica que nos permite sentir felicidade, propósito, que nos permite ver quem realmente somos. A ideia central do Tantra é de que precisamos de poder para construir, alcançar o que queremos na vida. Em vez de se focar na mente, o Tantra foca-se na energia. Para o Tantra não existe energia no corpo que não esteja no universo; não existe energia no universo que não esteja no corpo.

O Yoga foca-se no conceito de autoconsciência. Para o Yoga é essencial ver, perceber o Eu e o mundo. Yoga é o que praticamos para alcançar um estado de liberdade e completude. Mas Yoga sem as suas raízes filosóficas é apenas exercício. Então, o Yoga vai ao Samkhya buscar a teoria, as explicações. O Yoga dá-nos o conhecimento de nós mesmos, o Tantra pega nesse conhecimento e usa-o para gerar poder, transformação.