O nosso tapete de Yoga representa um espaço sagrado, aquele momento só nosso onde nos reencontramos e aprendemos a ser gentis connosco, onde ouvimos o nosso corpo e respeitamos os nossos limites. É nele que conhecemos os nossos pontos fortes e fracos e aprendemos a aceitá-los. Este pequeno espaço precisa de alguns cuidados, para que se mantenha em bom estado!
Se o teu tapete é de borracha natural, borracha sintética, pvc, poliuretano, tpe ou cortiça:
- água e sabão neutro ou detergente da loiça (não usar produtos com álcool ou detergente abrasivo); molhar o pano na mistura anterior e passar por todo o tapete;
- em alternativa diluir vinagre em proporção 1:1 e limpar com um pano, no final borrifar com óleo de melaleuca;
- não encharcar o tapete, pois poderá estragar;
- deixar secar bem, mas nunca expor ao sol;
- enrolar o tapete só depois de estar seco
Se o teu tapete é de algodão ou outra fibra natural:
- lavar na máquina a baixa temperatura;
- secar ao ar livre;
Com a pratica regular o tapete acumula suor e bactérias e, por isso, pode ficar com mau cheiro. É importante fazer uma boa limpeza pelo menos uma vez por mês. Quem sua muito deverá limpar o tapete semanalmente.
Mãos e pés limpos antes da prática são uma grande ajuda para prolongar a vida do tapete. No verão, como andamos com os pés mais expostos, é normal que fiquem sujos. Então, antes da prática é importante limpar os pés.
Durante a prática usar roupa simples, sem fechos ou apliques que possam riscar o tapete. Evitar também anéis, pulseiras e relógios.