O que é o mantra Om? É o mantra mais importante de todos. Diz-se que ele contém todo o conhecimento dos Vedas. É, por isso, considerado o primeiro som, aquele que emergiu da energia cósmica por trás da criação de todo o universo.
Com o som Om nós dizemos tudo. Se olharmos para o Om escrito em sânscrito, vamos ver que é composto pelos sons A, U, M e um símbolo que representa ressonância. Então, o Om tem quatro aspectos. O primeiro é o A, um som que vem do ventre e é pronunciado com a boca bem aberta. O segundo som é o U, a boca não fica tão aberta como no A. Depois, o M, com a boca fechada. Por fim, som eleva-se para as narinas, de onde vem a ressonância, que é o quarto aspecto do Om.
O A, é a primeira letra do alfabeto sânscrito. Já o som U, representa a continuidade e conexão. O M é a última consoante do sânscrito. Após o M, o som mantém-se por algum tempo. Então, ir de A a M, passando pelo U, representa tudo o que pode ser expresso em letras e palavras. em suma, representa Ísvara, o ser supremo, um estado de consciência além de todas as formas e conceitos.
As Upanishads dizem que o A representa o estado de vigília, o U o estado de sonho e o M o estado de sono profundo e sem sonhos. E, o quarto estado, representado pela ressonância a seguir ao M, representa o samadhi.
No podcast Voltar a Casa, deixei uma meditação com o Mantra Om. Se tiveres curiosidade clica aqui: Meditação com mantra. Existem outras formas de vocalizar ou meditar com o Om, esta é apenas uma delas.