Astavakrasana, queres saber a história por trás deste ásana?
Ao primeiro olhar este ásana pode parecer intimidante, porém, depois que entender como entrar nele percebemos que é muito mais simples do que parece. É um ásana interessante pois reúne: equilíbrio sobre os braços, torção, e abertura de anca. Fortalece a musculatura dorsal e abdominal, os pulsos e braços, e o equilíbrio exigido ajuda a concentrar a mente.
Astavakra é o nome de um sábio. Diz a lenda que Astavakra, ainda no útero da sua mãe costumava ouvir o pai a recitar os Vedas. O pai costumava enganar-se na pronúncia das palavras. Ao oitavo mês de gestação Astavakra corrigiu um dos versos que pai tinha acabado de recitar. O pai de imediato o amaldiçoou dizendo que iria nascer com o corpo dobrado em oito lugares. Apesar da maldição Astavakra era uma criança talentosa.
Quando cresceu quis ir para a corte do rei Janaka porque era onde os sábios e filósofos se reuniam para discutir coisas importantes, que ele queria ouvir e aprender. No entanto Astavakra demorou muito para chegar ao palácio do rei, pois era muito difícil para ele andar, mesmo com uma bengala. E quando chegou, todos se começaram a rir dele, por causa do seu corpo. Sentindo vergonha, Astavakra começou a chorar. Mais tarde Astavakra disse ao rei que se sentia muito desapontado, pois esperava encontrar na corte homens sábios e em vez disso o que viu foram fabricantes de sapatos. O rei não entendeu, e então Astavakra explicou: «Eles veem apenas a pele. Eles não veem o Átma, a alma, eles veem apenas a superfície e baseiam os seus julgamentos nisso. Essa é a ocupação de um sapateiro, que está sempre a dizer: “Esta pele é boa; esta pele não é boa. Este é bom; aquele é mau.” Vir aqui foi uma perda de tempo.»Ao ouvir isto o rei Janaka curvou-se diante de Astavakra e pediu para ser seu aluno.
Astavakra lembra-nos que os praticantes de Yoga podem vir em corpos de todas as formas e tamanhos, e mesmo que não consigam atingir a postura perfeita, o verdadeiro trabalho é interno. Devemos cuidar do corpo, pois ele é a casa da alma, mas sem ficarmos obcecados com a aparência. E nunca devemos julgar uma alma pela aparência do seu corpo.
Astavakrasana também é chamada de postura de oito ângulos. Asta significa oito e Vakra significa dobrado ou curvado.