O que é espiritualidade? O que é ser espiritual?
“A espiritualidade pode ser definida como a busca de um significado para a vida, através de conceitos que transcendem o que é tangível, procurando uma conexão com algo que é maior que si próprio.” É mais ou menos isto que encontramos nos livros e nos dicionários. Espiritualidade é algo inerente ao ser humano e não está necessariamente ligado a uma vivência religiosa.
Não sendo religião, também não é o que os movimentos New Age definem, e que nos rouba a possibilidade de nos conectarmos com a nossa própria natureza espiritual. A era New Age diz que devemos fazer A, B e C para sermos espirituais. Um mundo de coisas como meditar, rezar, usar Palo Santo ou cristais, praticar Yoga e ir à Índia, ter um Guru e desapegar dos próprios pensamentos… O mercado espiritual adora dizer-nos o que devemos ter, ser, fazer (comprar).
E isto provém muitas vezes da dinâmica de culto presente nestes meios. Sabes o que é que precisas realmente para ser espiritual? O que é espiritualidade? O que é ser espiritual?
Respirar. Estás a respirar?
Existir. Estás vivo?
Então, parabéns …já és espiritual.
Todo o ser humano é inerentemente espiritual, mas não temos todos os mesmos objetivos espirituais. Os nossos objetivos refletem, por norma, os nossos valores e os nossos valores determinam a forma como estamos no mundo. A espiritualidade é a experiência de nos conectarmos com algo maior do que nós mesmos, e o ser humano anseia por essa conexão pois dá sentido, realização e propósito à vida. A conexão com algo maior pode ser através de Deus, da natureza ou do nosso propósito de vida. Fortalecemos essa conexão por meio de práticas e rituais como oração, meditação, canto, voluntariado, Yoga, caminhadas na natureza, relações pessoais, etc… Mas no final das contas isto são apenas as técnicas que nos ajudam a atingir os nossos objetivos individuais e a satisfazer os nossos valores pessoais. A verdadeira prática da espiritualidade é a vida!
Texto originalmente publicado no Instagram