Santosha quer dizer contentamento, a capacidade de estar em paz consigo e com o mundo.

Santosha – a prática do contentamento

Santosha quer dizer contentamento, a capacidade de estar em paz consigo e com o mundo.

O contentamento é a capacidade que o yogin tem de extrair sempre uma plenitude de alegria de tudo aquilo que tem e que é, sem que nenhuma provação exterior ou dificuldade interior possa afectar a sua serenidade.” Tara Michael

Antes de desenvolver o que realmente significa o niyama santosha é importante perceber o que ele não é. Santosha não deve ser confundido com felicidade, pois podemos estar em circunstâncias difíceis, até mesmo dolorosas, e ainda assim encontrar contentamento se formos capazes de aceitar as coisas como elas são.

Santosha também não deve ser confundido com resignação ou estagnação, praticar santosha não deve impedir o nosso crescimento em qualquer área da nossa vida. Pelo contrário, é sinal de que estamos em paz com o estágio de crescimento em que nos encontramos e as circunstâncias em que estamos. Não significa que devamos aceitar condições de vida, de trabalho ou relacionamentos pouco dignos. Mas pode significar tentar aceitar o que temos agora, tentar viver o melhor possível dentro da situação em que nos encontramos, até que possamos melhorar as nossas condições.

O contentamento não implica apenas a aceitação do presente, mas tende a gerar a capacidade de ter esperança. Isto pode parecer contraditório, mas não é. Quando nos sentimos tranquilos em qualquer situação, isso fortalece a nossa fé de que existe a possibilidade de viver ainda mais plenamente. Essa possibilidade não é considerada algo pelo qual se anseie, nem tem o efeito negativo de fazer-nos sentir insatisfeitos até que essas esperanças sejam satisfeitas. Em vez disso, a capacidade de sustentar o espírito, mesmo em situações terríveis, é a prova de que um senso central de equilíbrio raramente depende das circunstâncias. E manter a esperança, mesmo quando há poucos sinais de que as coisas vão melhorar, é uma maneira muito boa de fomentar o contentamento.

O contentamento é também uma expressão de renúncia. Devemos entregar-nos à vida e à nossa prática de Yoga sem estar constantemente à espera de atingir resultados. Devemos nos contentar tanto com o que conseguimos fazer com excelência como com aquilo que fazemos sem êxito.

Santosha quer dizer contentamento, a capacidade de estar em paz consigo e com o mundo.