yama e niyama: O Yoga na vida

Asanapranayama e meditação são certamente as partes mais conhecidas do Yoga atualmente. Mas se consultarmos o Yoga Sutra, uma obra que é considerada um guia e uma referência para a prática do Yoga, descobrimos que existe mais. Além das técnicas que dizem respeito ao corpo, podemos descobrir duas etapas (yama e niyama) que são a base comportamental do Yoga.

No Yoga SutraPatañjali fala sobre o Ashtanga Yoga, ou Yoga Clássico. A palavra ashtanga  significa literalmente “oito partes” do Yoga, podendo entender-se também como “aspetos” ou “etapas”.

As oito partes são:

  1. Yama
  2. Niyama
  3. Ásana (posições físicas)
  4. Pranayama (expansão da energia através da respiração)
  5. Pratyahara (retração dos sentidos)
  6. Dharana (concentração)
  7. Dhyana (meditação)
  8. Samadhi

Os dois primeiros passos, yama e niyama, são a parte comportamental do Yoga. Têm como objetivo a purificação do indivíduo a todos os níveis. São a base do Yoga sem a qual nenhum progresso pode ser obtido.

Yama quer dizer controle ou domínio. Yama possui uma conotação negativa, apontando aquilo que deve ser evitado. O Yogi quer banir da sua vida sentimentos indesejáveis como a violência, a mentira, a possessividade. Cultivar os yamas significa limpar a mente dos obstáculos que nos tiram a paz inteiror. São cinco proscrições :

  1. ahimsa (não-violência)
  2. satya (não mentir)
  3. asteya (não roubar)
  4. brahmacharya (não desvirtuar a sexualidade)
  5. aparigraha (não-possessividade)

Nyama deve ser entendido como autodisciplina, regras de vida ou observâncias. Enquanto Yama tem um sentido negativo, de proibição, e aplica-se à vida exterior, niyama possui um sentido positivo e aplica-se à subjetividade. Os nyamas têm como objectivo organizar a vida interior do praticante. São cinco prescrições:

  1. sauchan (a purificação)
  2. santocha (o contentamento)
  3. Tapas (esforço sobre si próprio)
  4. Swadhyaya (estudo de si próprio)
  5. Íswara Pranidhana (auto entrega)

Nos próximos textos irei abordar detalhadamente todos os yamas e niyamas  para que os possas compreender melhor e aplicar na prática e na vida!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado.