Respiração – Os benefícios de uma respiração plena

Achas que sabes tudo sobre a tua respiração? Conheces os benefícios de uma respiração plena? Sabes onde te pode levar a prática de pranayama? Respira fundo e vem descobrir tudo comigo.

Diz-me como respiras e eu dir-te-ei como te sentes!

Quando nos sentimos ansiosos, a nossa respiração fica curta e acelerada. Nos momentos em que nos sentimos relaxados, a respiração tende a ser lenta e profunda. Quando estamos a assistir a um jogo de futebol e vemos o jogador a aproximar-se da baliza retemos a respiração, e só voltamos a respirar depois de vermos o resultado da jogada. Quando esperamos uma notícia também retemos a respiração, se a notícia for boa soltamos uma longa expiração, um suspiro que indica o nosso alívio. Mas se a noticia for má vem um soluçar e talvez um choro, sinal de que a respiração ficou arrítmica.

A nossa respiração está profundamente ligada aos nossos estados emocionais e estados de consciência. O Yoga conhece bem esta relação e sabe como a trabalhar, pois possui no seu acervo de técnicas os pranayamas. Os pranayamas são muito mais do que meros exercícios respiratórios, com eles conseguimos aumentar a nossa capacidade pulmonar, aprendemos a manipular o ritmo da nossa respiração, conseguimos interferir nos nossos estados interiores e mais do que isso, conseguimos tomar consciência da energia vital do nosso corpo e trabalha-la a nosso favor.

Entre os benefícios de uma respiração plena estão o bem estar físico, mental e emocional. Pode também ser a porta de entrada para a prática da meditação. Entre a nossa primeira respiração e o nosso último suspiro temos um grande período de vida, e a qualidade dessa vida depende em parte da forma como respiramos.

Numa prática de Yoga para iniciantes podes aprender técnicas de respiração muito simples, que te vão ajudar a reduzir o stress e a ansiedade ou que te vão proporcionar mais energia. Já técnicas mais avançadas podem levar-te a estados meditativos.

A prática de pranayama pode ser um excelente recurso para desportistas. Por exemplo, no surf, natação e mergulho pode ajudar a aumentar a capacidade pulmonar. O mergulhador francês Jack Mayol, retratado no filme “Imensidão Azul”, utilizou o pranayama para conseguir os seus inúmeros records . O campeão mundial de mergulho livre, Guillaume Néry, que ficou mais de onze minutos em apneia estática, desenvolveu um treino respiratório muito semelhante ao que é utilizado em práticas de Yoga. Até Wim Hof, conhecido como The Ice Man, foi ao Yoga buscar muito do que ensina.

O pranayama também pode ajudar a ter mais resistência, mais consciência corporal e resposta rápida às exigências físicas, sendo por isso, muito procurado por praticantes de artes marciais, atletismo, alpinismo, etc.. No canto e no teatro também é comum a prática de pranayama, pois é excelente para a voz.

A prática de pranayama deve ser feita com o acompanhamento de um Instrutor. Isto é muito importante pois existem técnicas que não são recomendadas a pessoas com problemas cardíacos, hipertensão, hipotensão ou problemas mentais (esquizofrenia ou doença bipolar).

Se ainda não és praticante de Yoga vou deixar aqui algumas dicas simples, que te podem ajudar a melhorar a qualidade da tua respiração.

  1. No dia a dia respira sempre e só pelo nariz. O nariz filtra o a ar, o que é muito importante para a saúde dos nossos pulmões. O nariz também humedece o ar e deixa-o à temperatura do nosso corpo.*
  2. A respiração ideal é lenta, profunda e silenciosa.
  3. Evita usar roupa muito apertada pois isso vai fazer com que a tua respiração fique superficial e tensa.
  4. Mantém a coluna alinhada, pois assim entra um volume maior de ar e sem esforço muscular.
  5. Evitar usar incenso, essências ou velas perfumadas. Hoje em dia a maioria destes produtos possui substâncias que podem provocar irritações na garganta e nariz.
  6. A respiração abdominal ou diafragmática é uma técnica simples que podes praticar sozinho: ar entra abdómen sai, ar sai abdómen entra.

* Isto não significa que nunca se deva respirar pela boca. O Yoga possui alguns pranayamas nos quais se respira pela boca. No Tantra, no breathwork e em tantas outras práticas de desenvolvimento pessoal existirem exercícios onde se respira pela boca. Na prática desportiva é comum expirar pela boca. No entanto, isto são momentos muito específicos e não a nossa respiração regular.