A nossa vida é recheada de mitos que ninguém sabe de onde saíram, mas que se perpetuam. Crescemos com a ideia de que andar descalço constipa, tomar banho depois do almoço pode matar ou comer laranjas depois do jantar é fatal. O Yoga também tem vários mitos associados que não se sabem muito bem de onde vieram, mas são amplamente propagados.
Num texto anterior falei no mito da hiperoxigenação que está presente em muitas aulas de Yoga e alguns livros. Hoje vou abordar outros mitos e alguns clichés do Yoga que se perpetuam por aí
Preciso ser flexível para praticar Yoga
Este é o mito número um associado ao Yoga. Não precisas de ser flexível, nem muito nem pouco. Se praticares com regularidade poderás ganhar alguma flexibilidade, mas a flexibilidade não é o objetivo do Yoga e também não é um pré-requisito para se começar a praticar. Além disso, a parte física do Yoga deve ser apenas uma parte do que aprendemos, pois o Yoga inclui meditação, pranayama, kryia, mudrá, yamas e niyamas.
Yoga é para corpos magros e esbeltos
Este é um cliché que tal como o anterior, tem muito a ver com as redes sociais e as fotos que lá vemos partilhadas. Ora se toda a gente sabe que o Pai Natal não existe, também devia saber que o que se vê nas redes socias não é a vida real, é feito para os likes, engagement, etc..
Se não acreditarem em mim, sigam este link e vejam as fotos da Valerie, que é conhecida como Big Gal Yoga. A Valerie é uma mulher pronta a desmistificar o que é que “uma mulher grande” consegue ou não fazer com o seu corpo.
Yoga é para mulheres
O Yoga é para toda a gente. Para homens ou mulheres, para os flexíveis e os pouco flexíveis, os gordos e os magros, os brancos e os amarelos. E é sobretudo para quem gosta e quer praticar.
Yoga é para relaxar e acalmar
Acalmar e relaxar podem ser consequências, tal como a flexibilidade, mas não são o objetivo. E, muita atenção com o significado que dás às palavras “acalmar” e “relaxar”! Se para ti estes termos têm a ver com eliminar o stress, as tensões físicas e ter mais clareza mental, então sim o Yoga faz isso. Mas se pensas que acalmar quer dizer tornar-se parado, passivo ou apático e sem iniciativa, então desengana-te por que não é por aí. A ideia de que as pessoas que praticam Yoga não se irritam, nunca perdem o controle ou não dizem palavrões, é totalmente falsa.
Pratico Yoga uma vez por semana
Se começaste a praticar à pouco tempo, e só vais para o tapete de Yoga uma vez por semana, então lamento mas não praticas Yoga. Tens uma experiência de Yoga uma vez por semana, mas não podes dizer que praticas. E nem os resultados mais básicos como redução de stress ou ganho em flexibilidade, mobilidade ou concentração vais conseguir ter. O Yoga é um caminho, precisa de tempo e dedicação.
Para praticar Yoga é preciso ser vegetariano
É verdade que há muitos vegetarianos na comunidade do Yoga e que esse é o regime alimentar mais adequado à prática. Mas o vegetarianismo é algo que deve vir de dentro, e não por pressão externa. É uma opção que deve ser tomada em liberdade e sem violência. Vale lembrar que ahimsá, o primeiro yama, é sobre a não violência e devemos antes de mais não nos violentarmos a nós próprios.
Não se pode praticar Yoga na lua cheia ou na lua nova
Imagino que nos dias de lua cheia e de lua nova faças o mesmo que nos outros dias. Acordas, tomas o pequeno almoço, vais trabalhar, etc.. A lua não interfere em nenhuma destas tarefas, então por que razão iria interferir com a tua prática de Yoga?
É certo que existe um tipo de Yoga que tem por tradição não praticar em dias de lua cheia ou lua nova, fazendo com que os praticantes tenham uma pausa nestes dias. Mas é apenas uma tradição dessa linhagem de Yoga, nada mais. É uma pena que algumas pessoas coloquem uma carga enorme de misticismo em cima desta tradição e se ponha a dizer que faz mal e que pode lesionar e blábláblá. Dou aulas à cerca de 17 anos e nunca vi nada de particular acontecer nestes dias.
O objetivo do Yoga é deixar a mente em branco
A ideia de deixar a mente em branco é uma expressão amplamente usada, mas às vezes mal compreendida. O Yoga e meditação, acima de tudo, vão nos dar ferramentas para deixarmos de ser escravos de nossos próprios processos internos, dos nossos pensamentos e emoções que quase sempre tomam o controle da nossa vida causando uma falta de liberdade e foco. O ponto de partida será observar a atividade de nossa mente sem implicações, percebendo como a identificação com os pensamentos nos leva a criar e recriar constantemente situações que estão longe da realidade.
Yoga é muito bom para tratar…
Ansiedade, depressão, coluna torta, etc..
Yoga não é terapia, não é tratamento para coisa nenhuma. Professor de Yoga não tem formação para tratar seja o que for. A prática regular poderá eventualmente funcionar como complemento ao tratamento, mas é só isso.